Translate

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Porta-voz do Vaticano fala sobre a renúncia de Bento XVI

     O Padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, deu uma entrevista coletiva acerca do aúncio de renúncia feito pelo Papa Bento XVI.

     Segundo Padre Federico, "o Papa pegou-nos um pouco de surpresa, e ademais, num dia que é também, digamos, para o Vaticano, um dia festivo." Havia sido convocado para esta manhã o Consistório ordinário público, para tratar sobre a canonização de alguns novos santos. Para este Consistório são convocados todos os cardeiais que puderem participar, e talvez tenha sido isso um dos fatores que levou o Papa a anunciar sua renúncia nesta data.
     De acordo com o Código de Direito Canônico, cânon 332, parágrafo 2 "se acontecer que o Romano Pontífice renuncie a seu múnus, para a validade se requer que a renúncia seja livremente feita e devidamente manifestada, mas não que seja aceita por alguém."
     Foi exatamente isso que Bento XVI fez. Em público, devidamente manifestou o seu desejo de renúncia, deixando claro que estava tomando a decisão de forma livre: "[...] bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma [...]".

     Ainda na entrevista, Padre Federico afirmou que Bento XVI continua exercendo plenamente as suas funções e o seu serviço até as 20h locais do dia 28 do corrente mês, onde se iniciará a situação de sé vacante.
     "Pessoalmente, acolhi o anúncio da renúncia do Papa com uma grandíssima admiração pela grande coragem, liberdade de espírito e pela grande consciência da responsabilidade pelo seu ministério", disse Padre Federico.
     Por fim, a última informação: daqui até antes da Páscoa deveremos ter o novo sucessor de Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário