O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, confirmou nesta segunda-feira, após o anúncio da renúncia de Bento XVI, que os preparativos para Jornada Mundial da Juventude continuam em andamento.
"O própio Bento XVI sempre disse que a Jornada Mundial da Juventude seria feita no Rio por ele ou por seu sucessor", disse Dom Orani durante cerimônia realizada na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel.
Quanto a uma eventual ausência do novo Papa, o arcebispo diz ser improvável que ele não compareça à JMJ Rio2013. "Não consideramos esta questão. É tradição os papas comparecerem, mesmo após uma troca recente."
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acredita que a primeira viagem internacional do novo Papa seja ao Rio de Janeiro, durante a realização da Jornada Mundial da Juventude, disse o secretário-geral da instituição, Dom Leonardo Ulrich Steiner. "Será uma honra e uma alegria receber o novo Papa em sua primeira visita ao exterior. Vamos rezar para ter a presença do Santo Padre na JMJ", disse Dom Leonardo.
Assim como acontecerá no Rio de Janeiro, a JMJ realizada em Colônia, na Alemanha (2005), foi organizada por um Sumo Pontífice e teve a presença de outro. João Paulo II foi quem esteve a frente da organização da Jornada, mas foi Bento XVI quem participou e conduziu todos os jovens que estavam presentes, sendo também sua primeira viagem internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário