Translate

quarta-feira, 13 de março de 2013

#Viva a Igreja!




Os jovens de todo o mundo se encontrarão na JMJ Rio2013 com o novo Papa, eleito nesta quarta-feira, 13 de março. O anúncio foi feito hoje às 15h06 (horário de Brasília) com a emissão da fumaça branca pela chaminé instalada na Capela Sistina.

O nome do cardeal eleito como novo Sumo Pontífice deve ser divulgado em cerca de 50 minutos, quando ouviremos o “Habemus Papam” dito pelo cardeal Protodiácono, o francês Jean- Louis Tauran.

Assim que obtém os 77 votos mínimos para a eleição, o novo Papa passa pelo Rito de Aceitação, que consiste no seguinte questionamento do cardeal decano: "Aceitas a tua eleição canônica para Sumo Pontífice?". Depois de aceitar, o novo Papa já anuncia para os demais cardeais o nome que assumirá como Pontífice. Ele então se dirige para a Sala das Lágrimas para um momento de oração pessoal e para vestir o hábito papal.
O Sumo Pontífice então retorna à Capela Sistina para uma pequena cerimônia com a leitura de uma passagem do Evangelho sobre o ministério petrino e uma oração feita por representantes dos cardeais das ordens dos diáconos, presbíteros e bispos. Logo depois, todos os cardeais realizam um ato de homenagem e juram lealdade ao novo Papa. É entoado nesse momento o cântico “Te Deum”.
Antes de se dirigir à sacada de São Pedro, o Papa ficará um tempo em adoração diante do Santíssimo Sacramento na Capela Paulina para rezar silenciosamente sobre a nova missão confiada por Deus. Após o anúncio do Protodiácono, o Papa saudará a todos os fiéis e dará a sua primeira benção “Urbi et Orbi”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário