Translate

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Desafio JMJ Cracóvia 2016

     Há uma semana o Portal Católico lançou um desafio que promete mexer com grupos de jovens de todo o Brasil, o Desafio JMJ Kraków 2016 - Por uma Igreja mais conectada.
     O objetivo desse desafio é promover uma competição entre os grupos de jovens, com tarefas mensais e com pontuações para cada uma. O desafio será desenvolvido em aplicativos e sites.
     As inscrições estarão abertas até o dia 29 de agosto. Após esse período as tarefas serão divulgadas com um tempo hábil para resposta. O desafio se encerrará em outubro de 2015, quando serão entregues 40 pacotes completos de viagem para a JMJ na Polônia.
     E aí, se interessou? Então acesse o site www.desafiojmj.com.br, veja mais informações e inscreva seu grupo.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Evento cancelado

     O Setor Juventude, por decisão da equipe  responsável pela gincana, informa que o evento em comemoração ao 1 ano da JMJ Rio2013, previsto para o próximo domingo, dia 27, foi cancelado.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Um ano da JMJ Rio2013

    Nem parece, mas esse mês comemoramos um ano da JMJ Rio2013. Sim, já faz um ano que vivenciamos um lindo processo em nossa caminhada, onde tivemos um encontro com jovens de todos os quatro cantos dessa imensa Terra.
     Também há um ano acolhemos nosso Papa Francisco em terras brasileiras e percebemos ainda mais sua humildade, em suas ações e palavras.
     Para celebrar esse primeiro ano pós-JMJ, o setor juventude, através de uma equipe especial de jovens (Elvis, Vanessa, Júnior, Diogo e Larissa), que organizou a gincana na Jornada Diocesana da Juventude, está preparando um evento que acontecerá no próximo dia 27, no Salão Porta Aberta da Catedral.

     Nesse dia acontecerá o término da gincana e terá show com a banda USC, de Joinville, que promete animar todos os jovens ali presentes.
     Participe!

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Aniversário Pe. Cattoni

     Hoje, dia 14 de Julho, é aniversário do Padre Roberto Carlos Cattoni, conhecido por todos por Padre Cattoni.

     Toda a juventude da Diocese de Blumenau se alegra e comemora mais esse um ano de vida do padre, que é coordenador do Setor Juventude de nossa diocese.
     Atualmente Padre Cattoni é pároco da Paróquia Santa Cruz, em Blumenau.
     Que o Senhor nosso Deus continue derramando bênçãos sobre Pe. Cattoni e que o padre possa cada vez mais ter um amor maior por essa juventude e que a conduza ao caminho que um dia trilhou Jesus.
     FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

quarta-feira, 2 de julho de 2014

PJ prepara 12° Festival da Canção - Fecan

A Pastoral da Juventude da Diocese de Blumenau irá realizar a décima segunda edição do Fecan - Festival da Canção.
No dia 2 de agosto, todos os jovens são convidados a se fazerem presentes na Paróquia Santa Luzia, em Navegantes, local onde acontecerá o festival.
O objetivo do Fecan é promover a integração dos grupos de jovens através da música, em forma de concurso, fazendo com que esses jovens elaborem músicas inéditas ou paródias com base em algum tema da atualidade, afim de que esses jovens conheçam o que os rodeiam e assim possam ser protagonistas de suas histórias.

O tema desse ano é: "É hora de transformar o que não dá mais", que foi o lema da Semana da Cidadadinia desse ano.
O cartaz acima foi o vencedor do concurso que aconteceu no mês de maio, cuja autora é Larissa Machado, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Ponta Aguda em Blumenau.

Para fazer sua inscrição, leia o regulamento, o subsídio sobre o tema e escolha sua modalidade.

Inscrição para músicas inéditas e paródias:http://tinyurl.com/q8jfrd6
Inscrição para tribuna livre:http://tinyurl.com/opmtlpx
Subsídio para criação das músicas:http://tinyurl.com/khftgxh
Regulamento do 12º Fecan:http://tinyurl.com/q484h3k

As inscrições estarão abertas até o dia 26 de julho. Dúvidas podem ser esclarecidas através do email pjblumenau@yahoo.com.br

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Jovem de nossa diocese se prepara para ir à África

Eduardo Mauro Vicente, ou Dudu, como é conhecido, se prepara para ir até Uganda, na África, para participar do Encontro Mundial Carismático e de uma missão.


Para custear suas despesas, Dudu está encontrando diferentes maneiras para arrecadar ajuda: através de depósito, rifa ou alguma empresa que queira patrociná-lo.


No dia 15 de junho, às 9h:30min, acontecerá uma missa de envio, na Capela Bom Jesus, em Armação - Penha.


Depois da missa todos são convidados para participarem de um delicioso almoço, no valor de R$ 12,00.

Marque na sua agenda e participe!

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Crie o cartaz do Festival da Canção da PJ

Está na hora de você mostrar toda sua criatividade e protagonismo. Participe do concurso que irá escolher o cartaz do Festival da Canção, evento organizado pela Pastoral da Juventude da Diocese de Blumenau.

Leia o edital no link a seguir e participe dessa construção.
http://pt.slideshare.net/williampr/edital-cartaz-fecan-2014-34301829

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Atenção: inscrição pra missão na Amazônia foi antecipada


Atenção juventude!
Devido as expectativas dos organizadores da Missão na Amazônia terem sido superadas de forma tão rápida, as inscrições estarão abertas somente até sábado, dia 10/05.

Se você quer viver uma experiência única em sua vida, corra e faça já sua inscrição no site dos Jovens Conectados .

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Inscrições para Missão Jovem na Amazônia

    
     Nessa segunda-feira, dia 5 de maio, começam as inscrições para a Missão Jovem na Amazônia, que está sendo organizada pelas comissões episcopais para a Juventude; Amazônia; Ação Missionária e Cooperação Intereclesial; Missão Continental, pertencentes à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com apoio das Pontifícias Obras Missionárias.
     Jovens de 18 a 35 anos de todo o Brasil poderão se inscrever até o dia 31 de maio para participar do processo de seleção, que em junho irá escolher cerca de 60 jovens de acordo com os critérios de participação e envolvimento nas suas respectivas dioceses.
     A missão acontecerá nas dioceses de Roraima, Coari, Borba e Parintins, de 30 de novembro a 15 de dezembro desse ano. A única despesa que fica por conta do jovem é a passagem de ida e volta; fica por conta da diocese acolhedora os meios de locomoção dentro do seu território bem como a hospedagem e alimentação.

     As inscrições acontecerão através do site www.jovensconectados.org.br/missao-jovem-na-amazonia.

Veja mais informações no site www.jovensconectados.org.br

terça-feira, 29 de abril de 2014

Encenação do Cursilho Jovem em Luis Alves

Na sexta-feira Santa, 18 de abril de 2014, jovens do Movimento de Cursilho Jovem e Jovens que participaram da Jornada Mundial da Juventude (2013) apresentaram, na cidade de Luis Alves, a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.




Esses jovens de diversas comunidades da Paróquia São Vicente de Paulo, ensaiaram a peça durante três meses. Houve um total de 70 jovens atores, além do pessoal de apoio, sendo esses catequistas e jovens apaixonados por Cristo.



O publico local compareceu em peso a apresentação, realizada nas dependências da capela Santa Paulina, com início as 19:15 horas e duração aproximada de 1 hora e 20 minutos.



Além do teatro os jovens arrecadaram alimentos não perecíveis para doarem ao hospital de Luis Alves.
A apresentação foi inesquecível e todos os jovens atores se emocionaram ao final. Valeu muito a pena todo esforço dos ensaios e a ultima semana da montagem dos cenários.
Todos já estão pensando no próximo ano uma nova encenação, pois para Cristo tudo é feito por amor.


Texto escrito por Tiago Neuenfeldt - MCC Jovem

terça-feira, 25 de março de 2014

PJ Diocese de Blumenau em missão!

    Nos dias 15 e 16 de março, aconteceu na cidade de Caçador a Pré-Missão da Pastoral da Juventude do Regional Sul IV. Essa será a quarta missão realizada pelo regional sul IV.
    Naquele fim de semana, jovens de quase todas as dez dioceses se reuniram para conhecer a realidade das comunidades de Caçador. Foram cerca de 20 jovens do Regional, 20 jovens da Diocese de Caçador e 20 jovens da Paróquia São Francisco de Assis, local que receberá a missão. Nessa primeira etapa somente os líderes missionários participaram.

Ricardo F. Melere, Beth Costa e William P. Rocha - representantes da PJ Diocese de Blumenau



     Já no mês de junho, nos dias 19 a 22, cerca de 400 jovens são esperados para participarem da missão. Eles serão acolhidos em casas de famílias e percorrerão todas as 17 comunidades da paróquia.

Fique ligado no blog e em breve saiba como ser um missionário!

Viradas Radicais!

Olá juventude!

     Nesse próximo domingo, dia 30 de março, o Ministério Jovem da Diocese de Blumenau irá realizar a 9ª edição do "Virada Radical". Esse evento reúne jovens para momentos de louvor, oração, pregação e muita animação, e acontece simultaneamente nas 5 comarcas da diocese: Blumenau (Sul e Norte), Gaspar, Navegantes, e Timbó.

Acesse o face e veja mais informações sobre sua comarca: https://www.facebook.com/mjdioceseblu

Junte seu grupo e participe!

quinta-feira, 13 de março de 2014



Obrigada Pelo Seu amor amor Neste 1 ANO DE pontificado Papa Francisco, amamos te! 
# EuRezoPeloPapa
# 1AnodeFrancisco
# JuventudedoPapa

sábado, 1 de março de 2014

15º Queremos Deus - Blumenau

     Fala aí juventude!
     Enfim chegou o feriadão para algumas pessoas, não é?
     E nada melhor do que curtir um feriado de carnaval de uma maneira que nos aproxima ainda mais de Jesus: participando do 15º Queremos Deus, realizado pela comunidade Arca da Aliança!


     O tema desse ano é "Vem sem medo ao encontro de Jesus".
     Durante esses quatro dias haverá muita animação, praça de alimentação, adoração ao Santíssimo, confissões e Santa Missa.

     Venha participar, todo dia a partir das 14h.

Quando: de 1º a 4º de Março
Onde: na Chácara Cidade de Deus, rua Henrique Griebel
Bairro: Itoupava Central
Cidade: Blumenau

domingo, 23 de fevereiro de 2014

1º Carnaval com Jesus - Rio dos Cedros

     Como diria nosso ilustre bispo, Dom José, "olá, povo de Deus!" (brincadeirinha).

     Para você que se pergunta onde irá pular o carnaval esse ano, o Setor Juventude tem a resposta: no 1º Carnaval com Jesus!



     Esse carnaval acontecerá daqui a uma semana, dia 02/03, na Paróquia Imaculada Conceição, em Rio dos Cedros, cujo pároco atual é o Pe. José Vidalvino.

     Junte seu grupo de jovens e participe!

sábado, 22 de fevereiro de 2014

É hora de Doar de Coração

     E aí juventude, saudades da JMJ Rio2013?
     Pois é, logo fará um ano desse grande marco que aconteceu em nossas vidas.

     E essa jornada não foi espetacular "apenas" pelos dias da sua realização, mas também pelos frutos que está gerando e ainda gerará por esse Brasil afora.
     Exemplo disso é o Instituto para a Juventude, que será criado com o objetivo de promover, recuperar e incluir o jovem na sociedade através da evangelização.

     A criação desse instituto será marcada pelo evento "Doe de Coração", que acontecerá durante os dias 7, 8 e 9 de março, em Cachoeira Paulista, São Paulo, na sede da comunidade Canção Nova. Além de marcar a criação do instituto para a juventude, o evento também tem o objetivo de arrecadar fundos para saldar os últimos investimentos da JMJ Rio2013.

     O "Doe de Coração" terá a participação de vários artistas católicos, momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento, celebrações de Missas, momentos Marianos, pregações, palestras e testemunhos.


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Oito linhas de ação - Doc. 85 - Evangelização da Juventude

     No fim do ano passado, na cidade de Brasília, aconteceu o Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil. O objetivo desse encontro era contribuir para que a Igreja do Brasil e as expressões juvenis pudessem colher os bons frutos dos acontecimentos relacionados à juventude nesses últimos anos, como a peregrinação dos símbolos pelas dioceses brasileiras, os eventos de Bote Fé, os eventos diocesanos e a própria JMJ Rio2013.

Fonte: site Jovens Conectados: http://www.jovensconectados.org.br/


     Dentre os temas tratados, foi discutido sobre as oito linhas de ação do documento 85, que fala sobre a Evangelização da Juventude.
     Essas oito linhas de ação são:
1ª - Formação Integral do Discipulado;
2ª - Espiritualidade;
3ª - Pedagogia de Formação;
4ª - Discípulos e Discípulas para a Missão;
5ª - Estruturas de Acompanhamento;
6ª - Ministério da Assessoria;
7ª - Diálogo, Fé e Razão;
8ª - Direito à vida.
No link a seguir você encontra um arquivo que contém mais informações sobre essas linhas de ação.
http://www.jovensconectados.org.br/baixe-os-arquivos-do-encontro-nacional-de-revitalizacao-da-pastoral-juvenil.html

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Mensagem do Papa para a próxima JMJ

     Nessa última semana o Santo Padre, Papa Francisco, divulgou uma mensagem para a próxima Jornada Mundial da Juventude. Nesse ano a jornada será realizada a nível diocesano, nossa conhecida Jornada Diocesana da Juventude, que acontece sempre no Domingo de Ramos.
     Na mensagem o Papa lembra sobre o maravilhoso encontro que foi a JMJ Rio2013 e diz com suas próprias palavras que foi "uma grande festa de fé e de fraternidade". A próxima jornada intercontinental será realizada em Cracóvia, na Polônia, no ano de 2016.
     A partir de 2014 até a jornada intercontinental, o Papa nos incentiva a meditarmos sobre as Bem-Aventuranças (Evangelho de Mateus 5, 1-12). Primeiramente será "Felizes os pobres de espírito, porque deles é o Reino do Céu"; em 2015 será "Felizes os puros de coração, porque verão a Deus"; e em 2016 será "Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia."

     Confira abaixo, na íntegra, a mensagem divulgada pelo Papa.

Boletim da Santa Sé
Confira a seguir a mensagem do Papa Francisco para a 29ª Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em 13 de abril de 2014, Domingo de Ramos, em nível diocesano.
“Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5, 3)
Queridos jovens,
     Permanece gravado na minha memória o encontro extraordinário que vivemos no Rio de Janeiro, na XXVIII Jornada Mundial da Juventude: uma grande festa da fé e da fraternidade. A boa gente brasileira acolheu-nos de braços escancarados, como a estátua de Cristo Redentor que domina, do alto do Corcovado, o magnífico cenário da praia de Copacabana. Nas margens do mar, Jesus fez ouvir de novo a sua chamada para que cada um de nós se torne seu discípulo missionário, O descubra como o tesouro mais precioso da própria vida e partilhe esta riqueza com os outros, próximos e distantes, até às extremas periferias geográficas e existenciais do nosso tempo.
     A próxima etapa da peregrinação intercontinental dos jovens será em Cracóvia, em 2016. Para cadenciar o nosso caminho, gostaria nos próximos três anos de reflectir, juntamente convosco, sobre as Bem-aventuranças que lemos no Evangelho de São Mateus (5, 1-12). Começaremos este ano meditando sobre a primeira: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu» (Mt 5, 3); para 2015, proponho: «Felizes os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5, 8); e finalmente, em 2016, o tema será: «Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia» (Mt 5, 7).
1. A força revolucionária das Bem-aventuranças
     É-nos sempre muito útil ler e meditar as Bem-aventuranças! Jesus proclamou-as no seu primeiro grande sermão, feito na margem do lago da Galileia. Havia uma multidão imensa e Ele, para ensinar os seus discípulos, subiu a um monte; por isso é chamado o «sermão da montanha». Na Bíblia, o monte é visto como lugar onde Deus Se revela; pregando sobre o monte, Jesus apresenta-Se como mestre divino, como novo Moisés. E que prega Ele? Jesus prega o caminho da vida; aquele caminho que Ele mesmo percorre, ou melhor, que é Ele mesmo, e propõe-no como caminho da verdadeira felicidade. Em toda a sua vida, desde o nascimento na gruta de Belém até à morte na cruz e à ressurreição, Jesus encarnou as Bem-aventuranças. Todas as promessas do Reino de Deus se cumpriram n’Ele.
     Ao proclamar as Bem-aventuranças, Jesus convida-nos a segui-Lo, a percorrer com Ele o caminho do amor, o único que conduz à vida eterna. Não é uma estrada fácil, mas o Senhor assegura-nos a sua graça e nunca nos deixa sozinhos. Na nossa vida, há pobreza, aflições, humilhações, luta pela justiça, esforço da conversão quotidiana, combates para viver a vocação à santidade, perseguições e muitos outros desafios. Mas, se abrirmos a porta a Jesus, se deixarmos que Ele esteja dentro da nossa história, se partilharmos com Ele as alegrias e os sofrimentos, experimentaremos uma paz e uma alegria que só Deus, amor infinito, pode dar.
     As Bem-aventuranças de Jesus são portadoras duma novidade revolucionária, dum modelo de felicidade oposto àquele que habitualmente é transmitido pelos mass media, pelo pensamento dominante. Para a mentalidade do mundo, é um escândalo que Deus tenha vindo para Se fazer um de nós, que tenha morrido numa cruz. Na lógica deste mundo, aqueles que Jesus proclama felizes são considerados «perdedores», fracos. Ao invés, exalta-se o sucesso a todo o custo, o bem-estar, a arrogância do poder, a afirmação própria em detrimento dos outros.
     Queridos jovens, Jesus interpela-nos para que respondamos à sua proposta de vida, para que decidamos qual estrada queremos seguir a fim de chegar à verdadeira alegria. Trata-se dum grande desafio de fé. Jesus não teve medo de perguntar aos seus discípulos se verdadeiramente queriam segui-Lo ou preferiam ir por outros caminhos (cf. Jo 6, 67). E Simão, denominado Pedro, teve a coragem de responder: «A quem iremos nós, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna» (Jo 6, 68). Se souberdes, vós também, dizer «sim» a Jesus, a vossa vida jovem encher-se-á de significado, e assim será fecunda.
2. A coragem da felicidade
     O termo grego usado no Evangelho é makarioi, «bem-aventurados». E «bem-aventurados» quer dizer felizes. Mas dizei-me: vós aspirais deveras à felicidade? Num tempo em que se é atraído por tantas aparências de felicidade, corre-se o risco de contentar-se com pouco, com uma ideia «pequena» da vida. Vós, pelo contrário, aspirai a coisas grandes! Ampliai os vossos corações! Como dizia o Beato Pierjorge Frassati, «viver sem uma fé, sem um património a defender, sem sustentar numa luta contínua a verdade, não é viver, mas ir vivendo. Não devemos jamais ir vivendo, mas viver» (Carta a I. Bonini, 27 de Fevereiro de 1925). Em 20 de Maio de 1990, no dia da sua beatificação, João Paulo II chamou-lhe «homem das Bem-aventuranças» (Homilia na Santa Missa: AAS 82 [1990], 1518).
     Se verdadeiramente fizerdes emergir as aspirações mais profundas do vosso coração, dar-vos-eis conta de que, em vós, há um desejo inextinguível de felicidade, e isto permitir-vos-á desmascarar e rejeitar as numerosas ofertas «a baixo preço» que encontrais ao vosso redor. Quando procuramos o sucesso, o prazer, a riqueza de modo egoísta e idolatrando-os, podemos experimentar também momentos de inebriamento, uma falsa sensação de satisfação; mas, no fim de contas, tornamo-nos escravos, nunca estamos satisfeitos, sentimo-nos impelidos a buscar sempre mais. É muito triste ver uma juventude «saciada», mas fraca.
     Escrevendo aos jovens, São João dizia: «Vós sois fortes, a palavra de Deus permanece em vós e vós vencestes o Maligno» (1 Jo 2, 14). Os jovens que escolhem Cristo são fortes, nutrem-se da sua Palavra e não se «empanturram» com outras coisas. Tende a coragem de ir contra a corrente. Tende a coragem da verdadeira felicidade! Dizei não à cultura do provisório, da superficialidade e do descartável, que não vos considera capazes de assumir responsabilidades e enfrentar os grandes desafios da vida.
3. Felizes os pobres em espírito…
     A primeira Bem-aventurança, tema da próxima Jornada Mundial da Juventude, declara felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. Num tempo em que muitas pessoas penam por causa da crise económica, pode parecer inoportuno acostar pobreza e felicidade. Em que sentido podemos conceber a pobreza como uma bênção?
     Em primeiro lugar, procuremos compreender o que significa «pobres em espírito». Quando o Filho de Deus Se fez homem, escolheu um caminho de pobreza, de despojamento. Como diz São Paulo, na Carta aos Filipenses: «Tende entre vós os mesmos sentimentos que estão em Cristo Jesus: Ele, que é de condição divina, não considerou como uma usurpação ser igual a Deus; no entanto, esvaziou-Se a Si mesmo, tomando a condição de servo e tornando-Se semelhante aos homens» (2, 5-7). Jesus é Deus que Se despoja da sua glória. Vemos aqui a escolha da pobreza feita por Deus: sendo rico, fez-Se pobre para nos enriquecer com a sua pobreza (cf. 2 Cor 8, 9). É o mistério que contemplamos no presépio, vendo o Filho de Deus numa manjedoura; e mais tarde na cruz, onde o despojamento chega ao seu ápice.
     O adjectivo grego ptochós (pobre) não tem um significado apenas material, mas quer dizer «mendigo». Há que o ligar com o conceito hebraico de anawim (os «pobres de Iahweh»), que evoca humildade, consciência dos próprios limites, da própria condição existencial de pobreza. Os anawim confiam no Senhor, sabem que dependem d’Ele.
     Como justamente soube ver Santa Teresa do Menino Jesus, Cristo na sua Encarnação apresenta-Se como um mendigo, um necessitado em busca de amor. O Catecismo da Igreja Católica fala do homem como dum «mendigo de Deus» (n. 2559) e diz-nos que a oração é o encontro da sede de Deus com a nossa (n. 2560).
     São Francisco de Assis compreendeu muito bem o segredo da Bem-aventurança dos pobres em espírito. De facto, quando Jesus lhe falou na pessoa do leproso e no Crucifixo, ele reconheceu a grandeza de Deus e a própria condição de humildade. Na sua oração, o Poverello passava horas e horas a perguntar ao Senhor: «Quem és Tu? Quem sou eu?» Despojou-se duma vida abastada e leviana, para desposar a «Senhora Pobreza», a fim de imitar Jesus e seguir o Evangelho à letra. Francisco viveu a imitação de Cristo pobre e o amor pelos pobres de modo indivisível, como as duas faces duma mesma moeda.
     Posto isto, poder-me-íeis perguntar: Mas, em concreto, como é possível fazer com que esta pobreza em espírito se transforme em estilo de vida, incida concretamente na nossa existência? Respondo-vos em três pontos.
     Antes de mais nada, procurai ser livres em relação às coisas. O Senhor chama-nos a um estilo de vida evangélico caracterizado pela sobriedade, chama-nos a não ceder à cultura do consumo. Trata-se de buscar a essencialidade, aprender a despojarmo-nos de tantas coisas supérfluas e inúteis que nos sufocam. Desprendamo-nos da ambição de possuir, do dinheiro idolatrado e depois esbanjado. No primeiro lugar, coloquemos Jesus. Ele pode libertar-nos das idolatrias que nos tornam escravos. Confiai em Deus, queridos jovens! Ele conhece-nos, ama-nos e nunca se esquece de nós. Como provê aos lírios do campo (cf. Mt 6, 28), também não deixará que nos falte nada! Mesmo para superar a crise económica, é preciso estar prontos a mudar o estilo de vida, a evitar tantos desperdícios. Como é necessária a coragem da felicidade, também é precisa a coragem da sobriedade.
     Em segundo lugar, para viver esta Bem-aventurança todos necessitamos de conversão em relação aos pobres. Devemos cuidar deles, ser sensíveis às suas carências espirituais e materiais. A vós, jovens, confio de modo particular a tarefa de colocar a solidariedade no centro da cultura humana. Perante antigas e novas formas de pobreza – o desemprego, a emigração, muitas dependências dos mais variados tipos –, temos o dever de permanecer vigilantes e conscientes, vencendo a tentação da indiferença. Pensemos também naqueles que não se sentem amados, não olham com esperança o futuro, renunciam a comprometer-se na vida porque se sentem desanimados, desiludidos, temerosos. Devemos aprender a estar com os pobres. Não nos limitemos a pronunciar belas palavras sobre os pobres! Mas encontremo-los, fixemo-los olhos nos olhos, ouçamo-los. Para nós, os pobres são uma oportunidade concreta de encontrar o próprio Cristo, de tocar a sua carne sofredora.
     Mas – e chegamos ao terceiro ponto – os pobres não são pessoas a quem podemos apenas dar qualquer coisa. Eles têm tanto para nos oferecer, para nos ensinar. Muito temos nós a aprender da sabedoria dos pobres! Pensai que um Santo do século XVIII, Bento José Labre – dormia pelas ruas de Roma e vivia das esmolas da gente –, tornara-se conselheiro espiritual de muitas pessoas, incluindo nobres e prelados. De certo modo, os pobres são uma espécie de mestres para nós. Ensinam-nos que uma pessoa não vale por aquilo que possui, pelo montante que tem na conta bancária. Um pobre, uma pessoa sem bens materiais, conserva sempre a sua dignidade. Os pobres podem ensinar-nos muito também sobre a humildade e a confiança em Deus. Na parábola do fariseu e do publicano (cf. Lc 18, 9-14), Jesus propõe este último como modelo, porque é humilde e se reconhece pecador. E a própria viúva, que lança duas moedinhas no tesouro do templo, é exemplo da generosidade de quem, mesmo tendo pouco ou nada, dá tudo (Lc 21, 1-4).
4. … porque deles é o Reino do Céu
     Tema central no Evangelho de Jesus é o Reino de Deus. Jesus é o Reino de Deus em pessoa, é o Emanuel, Deus connosco. E é no coração do homem que se estabelece e cresce o Reino, o domínio de Deus. O Reino é, simultaneamente, dom e promessa. Já nos foi dado em Jesus, mas deve ainda realizar-se em plenitude. Por isso rezamos ao Pai cada dia: «Venha a nós o vosso Reino».
     Há uma ligação profunda entre pobreza e evangelização, entre o tema da última Jornada Mundial da Juventude – «Ide e fazei discípulos entre todas as nações» (Mt 28, 19) – e o tema deste ano: «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu» (Mt 5, 3). O Senhor quer uma Igreja pobre, que evangelize os pobres. Jesus, quando enviou os Doze em missão, disse-lhes: «Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos; nem alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado; pois o trabalhador merece o seu sustento» (Mt 10, 9-10). A pobreza evangélica é condição fundamental para que o Reino de Deus se estenda. As alegrias mais belas e espontâneas que vi ao longo da minha vida eram de pessoas pobres que tinham pouco a que se agarrar. A evangelização, no nosso tempo, só será possível por contágio de alegria.
     Como vimos, a Bem-aventurança dos pobres em espírito orienta a nossa relação com Deus, com os bens materiais e com os pobres. À vista do exemplo e das palavras de Jesus, damo-nos conta da grande necessidade que temos de conversão, de fazer com que a lógica do ser mais prevaleça sobre a lógica do ter mais. Os Santos são quem mais nos pode ajudar a compreender o significado profundo das Bem-aventuranças. Neste sentido, a canonização de João Paulo II, no segundo domingo de Páscoa, é um acontecimento que enche o nosso coração de alegria. Ele será o grande patrono das Jornadas Mundiais da Juventude, de que foi o iniciador e impulsionador. E, na comunhão dos Santos, continuará a ser, para todos vós, um pai e um amigo.
     No próximo mês de Abril, tem lugar também o trigésimo aniversário da entrega aos jovens da Cruz do Jubileu da Redenção. Foi precisamente a partir daquele acto simbólico de João Paulo II que principiou a grande peregrinação juvenil que, desde então, continua a atravessar os cinco continentes. Muitos recordam as palavras com que, no domingo de Páscoa do ano 1984, o Papa acompanhou o seu gesto: «Caríssimos jovens, no termo do Ano Santo, confio-vos o próprio sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Levai-a ao mundo como sinal do amor do Senhor Jesus pela humanidade, e anunciai a todos que só em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção».
     Queridos jovens, o Magnificat, o cântico de Maria, pobre em espírito, é também o canto de quem vive as Bem-aventuranças. A alegria do Evangelho brota dum coração pobre, que sabe exultar e maravilhar-se com as obras de Deus, como o coração da Virgem, que todas as gerações chamam «bem-aventurada» (cf. Lc 1, 48). Que Ela, a mãe dos pobres e a estrela da nova evangelização, nos ajude a viver o Evangelho, a encarnar as Bem-aventuranças na nossa vida, a ter a coragem da felicidade.
Vaticano, 21 de Janeiro – Memória de Santa Inês, virgem e mártir – de 2014

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

1 Ano da Chegada dos Símbolos na Diocese de Blumenau

Olá Juventude! Você lembra o que acontecia aqui na Diocese nesta mesma data do ano passado? Exatamente, era um GRANDE DIA, com toda certeza muito esperado por todos nós.
Chegava aqui na Diocese os símbolos da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

E se você tem algum testemunho de como foi importante a passagem dos símbolos por aqui partilhe conosco mandando um e-mail para: comunicacao_sj@hotmail.com ou deixando um recado na nossa página no FaceBook: Setor Juventude da Diocese de Blumenau.

Vamos celebrar relembrando este momento marcante em nossas vidas!


quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Parabéns amigo Padre Cattoni neste dia tão grandioso, e Rogamos a Virgem Maria, mãe da Igreja, plena do Espírito Santo que a cada dia possas ser impulsionado na sua vida sacerdotal!


quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Feliz Ano Novo!

     Olá juventude da Diocese de Blumenau e todos aqueles que acompanham o blog do Setor Juventude.
     Nesse primeiro post de 2014 queremos desejar um Feliz 2014, repleto de conquistas e de muitas bençãos. Que em 2014 o trabalho com a juventude possa ser fortalecido e entusiasmado assim como foi 2013. O tão aguardado e bem vivido Ano da Juventude chegou ao fim, mas a missão de evangelizar continua sendo necessária no dia a dia com nossos movimentos, comunidades e pastorais.

     Hoje também celebramos o Dia Mundial da Paz, muito bem recordado pelo Papa Francisco em seu primeiro Angelus, proclamado na Praça de São Pedro, no Vaticano. O Sumo Pontífice também pediu mais solidariedade para o ano que se inicia: "todos nós temos a responsabilidade de trabalhar para tornar o mundo numa comunidade de irmãos que se respeitam, aceitam suas diferenças e cuidam uns os dos outros."

     Que esta mensagem nos sirva de motivação para trabalhar em união para fazer de 2014 um ótimo ano.

     Continue conectado com o Setor Juventude em 2014 e confira as novidades que traremos até você.