Translate

sábado, 28 de setembro de 2013

4º Encontro Diocesano Ministério Jovem

No próximo fim de semana, de 04 a 06 de outubro, acontecerá o 4º Encontro Diocesano do Ministério Jovem.
Acesse o Link abaixo, veja mais informações e faça sua inscrição!
https://docs.google.com/forms/d/1HR8Y6GnkL3vjkyD6G1UZ2Oorga2DWLyQ9b9bZMg0BJY/viewform?pli=1

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

#FELIZ ANIVERSÁRIO, DOM JOSÉ NEGRI!!

Alô juventude!
Sabem que dia é hoje?
Hoje é aniversário do nosso querido Bispo, Dom José Negri.

Dom José cativou a toda nossa juventude com seu carinho, sua dedicação e seu jeito especial de ser. Suas celebrações nos fazem “viajar”, sempre com suas histórias que nos ensinam e nos fortalecem na fé.
Somos gratos ao nosso Deus por ter colocado Dom José em nossa vida e mais gratos ainda por podermos comemorar mais um ano de vida ao seu lado.

Por isso não poderíamos deixar essa data passar em branco.
O Setor Juventude parabeniza nosso Bispo pela passagem de mais um ano de vida.
E também pedimos ao Criador que lhe conceda que essa data se repita inúmeras vezes, pois para nós é uma imensa alegria sermos suas “ovelhas”.

Você também é convidado a externar seus cumprimentos.
Comente abaixo ou nos mande por e-mail o que você tem a dizer para Dom José.


FELIZ ANIVERSÁRIO, DOM JOSÉ NEGRI!!


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Pe. Cattoni preside celebração na Par. Sta. Cruz

     Missa alegre com juventude alegre


     Na noite desta quinta-feira, dia 12, o coordenador do setor juventude, Padre Roberto Carlos Cattoni (Pe. Cattoni) celebrou Missa na Paróquia Santa Cruz, em Blumenau.
     Essa era a quinta missa da Campanha das Talhas de Caná, em virtude da festa de Exaltação a Santa Cruz, que acontecerá nesse fim de semana na paróquia mencionada. Essa campanha foi criada pelo administrador paroquial Padre Marcelo Martendal, tendo como objetivo fazer com que cada noite uma realidade diferente pudesse ser olhada com mais carinho, com mais oração.

     Nessa quinta missa foi a vez de rezar-se pelos jovens, por seus medos, anseios e sonhos.
     Logo no início o grupo de jovens JHS acolheu a comunidade dançando um flashmob ao som da música "Sou estrangeiro aqui".
     Padre Cattoni em sua homilia deu bastantes exemplos da vida dos jovens, tanto ruins quanto bons. Também relembrou aos pais que é preciso serem mais compreensivos com os jovens e valorizarem aquilo que eles lhe fazem de bom. Claro que também deu um puxão de orelha nos jovens que estão à margem do correto caminho a ser seguido.
     Em um determinado momento cada fiel ali presente pode entregar as intenções que trouxe em prol dos jovens. Padre Cattoni recolheu todas elas e depositou na "talha", cobrindo-a em seguida com água.
     Após este momento, Jesus Eucarístico foi exposto e percorreu os corredores da igreja, levando uma mistura de alegria e emoção a quem O via passando ao seu lado.
     Antes de terminar a celebração, Padre Cattoni chamou todos os jovens e crianças que estavam presentes na missa para frente do altar e deu a benção final.
     Foi um lindo momento de fortificação de fé para todos aqueles fiéis, que mais uma vez lotaram a igreja.

Veja algumas fotos:

















terça-feira, 10 de setembro de 2013

Pesquisa de "satisfação" JMJ Rio2013


     Você que participou da Jornada Mundial da Juventude 2013, que tal dar o seu voto na pesquisa que o Setor Juventude está promovendo?
     Perguntamos se a JMJ Rio2013 atingiu os seus objetivos e existem quatro possíveis respostas: superou, atingiu, quase atingiu, atingiu bem pouco.

     Participe clicando na pesquisa no lado direito da página, na parte superior.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Parabéns para nós!


Quase que passou despercebido, mas ontem, dia 05 de setembro, a Equipe de Comunicação do Setor Juventude completou um ano oficial de existência!
Vivaaa!

Parece que foi ontem que estávamos publicando aqui aqueles que formariam essa equipe que leva a você as informações da juventude de nossa diocese.
Foram várias publicações, algumas trocas de e-mail, "postagens" no facebook e muita alegria em servir.
Juntos já participamos de formações, encontro com Núncio, Jornada Diocesana da Juventude, Agita Juventude, missas, shows, festa junina e até fomos juntos para a JMJ Rio2013.

Aqui deixamos nosso agradecimento a você que nos dá a certeza de que vale a pena fazer isso tudo.
Reforçamos ainda mais nosso compromisso e nosso convite a você fazer parte da história da juventude em nossa diocese.
Envie fotos, textos, cronogramas, datas de eventos especiais e o que você achar que irá construir nossa história.

Parabéns equipe de comunicação!!

Página especial da JMJ no Jornal da Diocese

Olá juventude!

Como estão seus trabalhos de evangelizadores após o envio da JMJ?
Sabemos que novos grupos estão se criando, que outros se fortaleceram ainda mais e que a expectativa para a próxima Jornada é grande.

Falando em JMJ, nesse mês de setembro, o mês da Bíblia para a igreja, o Jornal da Diocese tem duas páginas inteiras falando sobre a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, com fotos e depoimentos de alguns jovens.

No jornal também existe uma matéria sobre o Papa Francisco, destacando algumas das frases ditas em solo brasileiro.
Além disso, também tem reportagens sobre os 15 anos de missão da Arca da Aliança em Blumenau, fotos e notícias sobre a Missa dos Motocicletas na Catedral e a 1ª Moto Romaria e Fusca Romaria na Paróquia São José Operário, um artigo sobre o Seminário Diocesano e outro sobre a Paróquia São Domingos de Gusmão, em Navegantes.
Ainda sobre juventude, o jornal conta um pouco da história de um grupo de jovens que esse ano comemora seis anos de existência: o JHS, da Paróquia Santa Cruz.

Essas e outras informações você pode conferir em alguma jornal impresso e também na internet: http://www.diocesedeblumenau.org.br/jornal/online.php?cod_005=6248

Acesse e confira!

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

#Dia de Oração e Jejum pela paz na Síria


PAPA FRANCISCO
ANGELUS 
Praça de São PedroDomingo, 1º de Setembro de 2013


Hoje, queridos irmãos e irmãs,
queria fazer-me intérprete do grito que se eleva, com crescente angústia, em todos os cantos da terra, em todos os povos, em cada coração, na única grande família que é a humanidade: o grito da paz! É um grito que diz com força: queremos um mundo de paz, queremos ser homens e mulheres de paz, queremos que nesta nossa sociedade, dilacerada por divisões e conflitos, possa irromper a paz! Nunca mais a guerra! Nunca mais a guerra! A paz é um dom demasiado precioso, que deve ser promovido e tutelado.
Vivo com particular sofrimento e com preocupação as várias situações de conflito que existem na nossa terra; mas, nestes dias, o meu coração ficou profundamente ferido por aquilo que está acontecendo na Síria, e fica angustiado pelos desenvolvimentos dramáticos que se preanunciam.
Dirijo um forte Apelo pela paz, um Apelo que nasce do íntimo de mim mesmo! Quanto sofrimento, quanta destruição, quanta dor causou e está causando o uso das armas naquele país atormentado, especialmente entre a população civil e indefesa! Pensemos em quantas crianças não poderão ver a luz do futuro! Condeno com uma firmeza particular o uso das armas químicas! Ainda tenho gravadas na mente e no coração as imagens terríveis dos dias passados! Existe um juízo de Deus e também um juízo da história sobre as nossas ações aos quais não se pode escapar! O uso da violência nunca conduz à paz. Guerra chama mais guerra, violência chama mais violência.
Com todas as minhas forças, peço às partes envolvidas no conflito que escutem a voz da sua consciência, que não se fechem nos próprios interesses, mas que olhem para o outro como um irmão e que assumam com coragem e decisão o caminho do encontro e da negociação, superando o confronto cego. Com a mesma força, exorto também a Comunidade Internacional a fazer todo o esforço para promover, sem mais demora, iniciativas claras a favor da paz naquela nação, baseadas no diálogo e na negociação, para o bem de toda a população síria.
Que não se poupe nenhum esforço para garantir a ajuda humanitária às vítimas deste terrível conflito, particularmente os deslocados no país e os numerosos refugiados nos países vizinhos. Que os agentes humanitários, dedicados a aliviar os sofrimentos da população, tenham garantida a possibilidade de prestar a ajuda necessária.
O que podemos fazer pela paz no mundo? Como dizia o Papa João XXIII, a todos corresponde a tarefa de estabelecer um novo sistema de relações de convivência baseados na justiça e no amor (cf. Pacem in terris, [11 de abril de 1963]: AAS 55 [1963], 301-302).
Possa uma corrente de compromisso pela paz unir todos os homens e mulheres de boa vontade! Trata-se de um forte e premente convite que dirijo a toda a Igreja Católica, mas que estendo a todos os cristãos de outras confissões, aos homens e mulheres de todas as religiões e também àqueles irmãos e irmãs que não creem: a paz é um bem que supera qualquer barreira, porque é um bem de toda a humanidade.
Repito em alta voz: não é a cultura do confronto, a cultura do conflito, aquela que constrói a convivência nos povos e entre os povos, mas sim esta: a cultura do encontro, a cultura do diálogo: este é o único caminho para a paz.
Que o grito da paz se erga alto para que chegue até o coração de cada um, e que todos abandonem as armas e se deixem guiar pelo desejo de paz.
Por isso, irmãos e irmãs, decidi convocar para toda a Igreja, no próximo dia 7 de setembro, véspera da Natividade de Maria, Rainha da Paz, um dia de jejum e de oração pela paz na Síria, no Oriente Médio, e no mundo inteiro, e convido também a unir-se a esta iniciativa, no modo que considerem mais oportuno, os irmãos cristãos não católicos, aqueles que pertencem a outras religiões e os homens de boa vontade.
No dia 7 de setembro, na Praça de São Pedro, aqui, das 19h00min até as 24h00min, nos reuniremos em oração e em espírito de penitência para invocar de Deus este grande dom para a amada nação síria e para todas as situações de conflito e de violência no mundo. A humanidade precisa ver gestos de paz e escutar palavras de esperança e de paz! Peço a todas as Igrejas particulares que, além de viver este dia de jejum, organizem algum ato litúrgico por esta intenção.
Peçamos a Maria que nos ajude a responder à violência, ao conflito e à guerra com a força do diálogo, da reconciliação e do amor. Ela é mãe: que Ela nos ajude a encontrar a paz; todos nós somos seus filhos! Ajudai-nos, Maria, a superar este momento difícil e a nos comprometer a construir, todos os dias e em todo lugar, uma autêntica cultura do encontro e da paz. Maria, Rainha da paz, rogai por nós!


A todos os Párocos da
DIOCESE DE BLUMENAU

_________________________

Caro irmão,
O Santo Padre Francisco na oração do Angelus de domingo fez um apelo à toda Igreja, e  pediu que no dia 7 de setembro, sábado, véspera da festa da Natividade de Maria, na Igreja toda se viva um dia de jejum e de oração, pedindo a Deus o dom da PAZ para a Síria, o Oriente Médio  e para o mundo todo. Na Praça São Pedro haverá uma vigília de oração das 19h às 24h (horário de Brasília , das 14h às 19h).
Como Igreja particular queremos nos unir a este desejo do Santo Padre e à Igreja no mundo inteiro que neste dia pedirá a Deus  o dom da PAZ.
Para isso sugiro os seguintes passos :
1. Conscientizar  os nossos fiéis, por quanto for possível,  sobre a importância destes gestos, do jejum e da oração, que nos colocam  em  comunhão com  toda a Igreja neste momento em que a paz mundial está sendo ameaçada. Para alcançar este objetivo, façamos uso de rádios e televisões locais e assim atingiremos  o maior número de pessoas.
2.  Pensar na possibilidade de organizar uma vigília antes ou depois da Missa de sábado, dia 7, com a exposição do SSmo. Sacramento.
3. Na S. Missa de sábado, dia 7 de setembro, sejam mantidas as leituras do dia ou da véspera de domingo, com a possibilidade de utilizar as orações da Missa “Pela conservação da paz e da justiça” (que se encontram no Missal Romano, p. 909).
4. Usar de criatividade para organizar outros momentos nas comunidades que tenha bem presente o pedido a Deus do dom da Paz.

Obrigado por atender este pedido do Santo Padre!

Dom José Negri, PIME

Setor Juventude - Diocese de Blumenau

terça-feira, 3 de setembro de 2013

JMJ Rio2013: uma experiência maravilhosa

     As seguintes fotos foram enviadas pelo jovem Adriano Kreuch, que participou da Jornada Mundial da Juventude Rio2013.






     Adriano pertence a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e com relação à Jornada disse que "com certeza são momentos incríveis que jamais iremos esquecer". Resumindo tudo o que viveu no período em que esteve no Rio de Janeiro em duas palavras, ele diz: "experiência maravilhosa."
Faça como o Adriano e envie sua foto e/ou seu relato do que a JMJ Rio2013 significou para você.